lunedý, 23 ottobre 2017 10:12
Advertisement
Home Page arrow Chi Siamo / Who we are

Menu principale
Home Page
Chi Siamo / Who we are
L'Associazione
Calabria Mondo
Redazione
Per contattarci e per associarsi
Editoriali
Dalla Calabria
Dall'Italia
Dal Mondo
Donne di Calabria
L'Unaie
Blog
Notizie ed Eventi
Consulenza legale
Paesi e bellezze di Calabria
UniversitÓ e ricerca
Indirizzi utili
Ricerca
Amministratore
Chi Siamo / Who we are
Scritto da Associazione Internazionale Calabresi nel Mondo   
sabato, 18 febbraio 2006 23:40
Indice degli Articoli
Chi Siamo / Who we are
Pagina 2
Pagina 3
Pagina 4
Pagina 5
Pagina 6

ImageQuem somos*****


A emigração calabresa surge com o nascimento de Itália? Pergunta interessante, que poderia transforma-se em afirmação.
O nascimento de Itália enquanto país unificado, em 1860, origina profundas alterações politicas, económicas e sociais, conduzindo a uma elevada emigração por parte de vários cidadãos calabreses que partem em busca de uma nova vida noutros países do mundo.
A história da Associação Internacional dos calabreses no mundo é bem mais recente: Nasceu oficialmente em 1982 por iniciativa de Giovanni Amoruso.
Giovanni Amoruso sentiu na primeira pessoa a experiência da emigração. O seu pai emigrou para os Estados Unidos da América em 1944, e por pouco que o jovem Giovanni não seguiu o mesmo rumo. A ideia de criar uma associação ao serviço dos emigrantes calabreses nasceu nos finais dos anos 60, como forma de obter um instrumento de contacto com os conterrâneos que viviam no exterior. A sua actividade inicia-se primeiro no âmbito político, através de uma longa militância no partido “popolare”, e no âmbito social através da presidência do movimento cristão “Lavoratori della Calabria” (trabalhadores da Calábria).
No início dos anos 80 Amoruso decide, em conjunto com amigos, fundar a Associação Internacional Calabreses no Mundo. Esta desenvolve a sua actividade em todo o mundo, estando sediada em Roma diversas edições do prémio “Calabria Mondo”, o qual se destina à atribuição de uma distinção a calabreses ilustres. São ainda memoráveis os eventos na capital, que incluem a degustação de produtos típicos da Calábria.
Para além disto a associação prossegue a sua actividade nos âmbitos social e cultural, publica há vários anos o periódico "Calabria Mondo", e intensifica contactos com os nossos concidadãos que vivem fora de Itália.
Nos últimos anos a Associação tem estado empenhada nas actividades sociais e culturais dedicadas à Calábria e aos Calabreses, assim como nos contactos e ligação com os concidadãos espalhados pelo mundo.
A Associação aderiu à UNAIE (Unione Nazionale delle Associazioni degli Immigrati e degli Emigrati- União nacional das associações dos emigrantes e emigrados) e à FUSIE (Federazione Unitaria della Stampa Italiana all'Estero- Federação unida da imprensa italiana no exterior).
Em 2007 a Associação cumpre 25 anos de existência, e dirige os seus objectivos para os mais jovens e para as novas tecnologias.

 

*     traduzione a cura di Generoso Froio

**   traduzione a cura di  studio Ma. tri.k. di Patricia Naulot

***  traduzione a cura di  studio Ma. tri.k. di Patricia Naulot

****  traduzione a cura di Mónica Murillo Reyes

*****traduzione a cura di Diana Del Negro

 

 

 

 

 

 



Ultimo aggiornamento ( lunedý, 26 luglio 2010 18:10 )

Top!